Resenha e Critica: BATTLESHIP - A BATALHA DOS MARES



Resenha:

No inicio do filme temos uma transmissão de sinal enviada para um sistema planetário distante, como um meio de tentar uma comunicação com possíveis alienígenas.

Depois o filme mostra Alex que é um cara que não leva nada a serio. Seu irmão mais velho é militar da marinha e tenta convencê-lo a tomar um rumo na vida, apesar das negativas do mesmo. Durante uma noite em um bar, Alex encontra uma mulher muito bonita e para conseguir impressioná-la acaba invadindo um mercado e fica encrencado por causa disso. Para evitar encarar uma cadeia, Alex acaba entrando para a marinha.

Passam três anos no filme e Alex, agora tenente na marinha, é o exemplo de militar que é o terror dos comandantes: Chega atrasado aos eventos, não segue padrões e regulamentos e arruma encrenca com outros oficiais. Alem de tudo, aquela mulher é sua atual namorada e coincidentemente é filha do almirante da marinha que, por motivos óbvios, não vai com a cara dele e está pensando em transferi-lo para os fuzileiros.

A marinha americana está com uma esquadra na costa do Japão para exercícios militares em conjunto com a marinha japonesa. Durante os movimentos do exercício, vários objetos aparecem no espaço descendo na Terra e na descida um deles acaba colidindo com um satélite e cai na China. Os outros descem próximos de onde está ocorrendo aquele exercício.

Alguns dos militares conseguem visualizar algo na água, porem os equipamentos não conseguem detectar. Achando que aquilo faz parte do exercício, um pequeno bote de reconhecimento vai para junto da estrutura, então repentinamente ela começa a se mover e dela saem alguns veículos alienígenas. Um campo de força acaba isolando três das embarcações e os veículos começam a atacar as mesmas. Duas delas acabam sendo destruídas naquele momento e o irmão de Alex acaba sendo morto. Seguindo a cadeia de comando, Alex passa a ser o comandante da embarcação que sobrou e cai sobre ele a missão de combater os aliens. Enquanto isso ocorre, a namorada de Alex, que faz um trabalho de fisioterapia junto a militares deficientes, está em uma montanha junto a um veterano que usa próteses nas pernas e eles veem o desembarque dos alienígenas aonde eles estão e resolvem investigar a invasão naquele lugar.

Critica:
O filme tem alienígenas invadindo a Terra como sempre, mas eu estava pensando antes de assistir o filme: Como os alienígenas poderiam combater em igualdade com os terráqueos, quando eles têm como arma aquela serra circular absurdamente poderosa enquanto os terráqueos iriam combater dentro de navios, que todos sabem, é um alvo praticamente parado. Obviamente os terráqueos levariam uma surra descomunal. Isso chega a acontecer, mas para conseguir colocar uma situação de igualdade, a tecnologia alienígena é bizarramente convencional. Para começar os ataques são a tal serra citada acima e um sistema de morteiros que não tem nada de inovador, a não ser a potencia.

battleship 01

Se a historia não é o forte do filme, há o destaque da trilha sonora. O design das naves é bem interessante, porem os dos alienígenas não tem nada de especial. Os efeitos especiais são competentes e bem realizados. O filme tem bastante ação e explosões e a aplicação de estrategia feita pelo personagem principal junto a um oficial japonês é muito bem sacada e poderia ter salvado o argumento do filme se não fosse incoerente com o background do personagem principal.

Tem Rihanna no elenco, que não se encaixa em nenhum momento no Filme, algumas cenas eu realmente pensei que ela tinha incorporado seu papel, mas seu comportamento não ajudou. Minha dica, Fique no ramo da Musica mesmo que lá você é "bem vista". Alguns momentos do Filme foram muito clichês, e o final já era de se esperar, os vovôs que apareceram do nada em câmera lenta em uma das cenas, quase me infartou de tanto rir. Mas Afinal vale a pena assistir ao Filme (que por sinal foi um fiasco e que já fora lançado a 5 anos)? Sim. Ele agrada em muitos aspectos, mesmo errando em alguns detalhes.